top of page

Algumas curiosidades sobre guitarras de 12 cordas

A guitarra de 12 cordas é um instrumento bem menos popular do que a tradicional de 6 cordas.

Diferentemente do que alguns pensam, ter o dobro de cordas não necessariamente significa maior dificuldade para tocar.

As cordas são dispostas em pares, e o par de cordas é tocado na palhetada ao invés de apenas uma corda, assim como em outros instrumentos como bandolim e viola.

Na afinação mais comum, os 4 primeiros pares possuem notas dobradas (a corda superior soa 1 oitava acima da inferior). Já nos 2 pares mais agudos, são notas dobradas (ambas as cordas soam a mesma nota).

Dificilmente vemos a execução de técnicas como bend e sweep numa guitarra de 12 cordas, pois além de ser necessário praticamente o dobro de força para apertar as cordas, o espaço entre elas é reduzido, pois a largura do braço é quase a mesma de uma 6 cordas.

Quase sempre a guitarra de 12 cordas é utilizada com um timbre clean. Não é muito comum o uso de overdrive ou distorções.

Algumas músicas em que são utilizadas guitarras de 12 cordas:

The Eagles - Hotel California

Metallica - Nothing Else Matters (em alguns trechos, na versão de estúdio)

Led Zeppelin - Stairway To Heaven (em alguns trechos na versão de estúdio, e na maior parte da música nas versões ao vivo)

Guns N' Roses - Knocking On Heavens Door

O modelo de guitarra de 12 cordas mais conhecido na verdade é um double neck - Gibson EDS-1275 - ou seja, é uma guitarra de 12 cordas e uma de 6 cordas no mesmo instrumento

A palhetada alternada, principalmente em alta velocidade pode ser bastante difícil. E o som sai mais "encorpado" quando a palhetada é de cima para baixo (devido à corda mais fina do par estar acima da mais espessa, quando a palhetada é de baixo para cima a palheta nem sempre esbarra o suficiente na corda superior). Por este mesmo motivo as guitarras de 12 cordas são muitas vezes utilizadas apenas para base. No caso das double necks, usa-se a 12 cordas para base e muda-se para a 6 cordas durante o solo. O braço de uma guitarra de 12 cordas é geralmente mais espesso, e o headstock mais resistente, para aguentar a tensão das 12 cordas. Além disso, a parte do headstock + braço pode ser mais pesada do que o corpo do instrumento. Isso é mais comum nos violões do que nas guitarras. Os violões de 12 cordas possuem um som mais alto e preenchido do que os violões de 6 cordas. O grande número de cordas permite execuções inclusive de power chords sem deixar o som "fraco". A grande maioria dos violões de 12 cordas possuem cordas de aço. São poucos os feitos para cordas de nylon. Comprar e manter em ordem um violão ou guitarra de 12 cordas sai mais caro do que um de 6 cordas. Além do preço do instrumento e do encordoamento ser muitas vezes quase o dobro do mesmo modelo de 6 cordas, a tensão exercida pelas cordas é bem superior, e por isso o instrumento necessita de manutenção mais frequente. Apesar de o par de cordas possui a mesma nota em cada corda, muitas vezes as cordas não estão afinadas com muita precisão, e esta leve desafinação pode criar um interessante efeito, semelhante ao chorus.

Por: Gustavo HPK

 POSTS recentes: 
bottom of page