Do que são feita as palhetas?
- Giulliano Araujo
- 1 de mai. de 2015
- 1 min de leitura
Você já se perguntou do que as palhetas são feitas? Então está na hora de descobrir. Reuni alguns dos materiais mais comuns na fabricação de palhetas e colocarei também algumas de suas cateterísticas.

- Acetal: Plástico altamente durável, tem baixo atrito com as cordas, superfície extremamente lisa facilitando o deslise pelas cordas.
- Delrex: Boa durabilidade, e se prende fácil aos dedos e está presente da linha "Gator" da Dunlop. O material passou a ser usado para substituir os cascos de tartarugas que eram usados nos anos 70.
- Acrílico: Material facilmente encontrado hoje em dia, muito rígido consegue suportar grandes impactos sem sofrer danos, por isso elas não quebram ou trincam.
- Nylon: Já bastante conhecido pelo publico, costuma-se ser bastante confortável para se tocar, muito liso e flexível as fabricantes costumam colocar outros materiais na sua composição para aumentar o seu atrito. Assim como as cordas do violão, o Nylon ganha flexibilidade ao longo do tempo, o que pode acabar quebrando a Palheta.
- Celuloide: Além de ser muito atraente visualmente foi um dos primeiros tipos de materiais usado para se fabricar palhetas, até hoje é uma das mais usadas. Costuma ter baixa durabilidade.
- Ultem: Um dos materiais mais rígidos usados, costuma-se ser usado em instrumentos de cordas de alta tensão.
- Lexan: Muito rígido e liso, costuma ter baixa durabilidade, muito usado em palhetas "comuns".
Bem galera, esse são apenas alguns dos materiais mais usados, além desses existem outros Metais, Madeiras, Vidro, Ágata, New Tortis, Feltro e PHD. Além claro de outros polímeros que exstem por ai.