top of page

5 valiosas dicas de Joe Bonamassa

Joe Bonamassa é um dos guitarristas que mais se destacou nos últimos anos. Seu estilo blues-rock conquistou milhões de fãs em mais de duas décadas de carreira.

Em uma entrevista, Bonamassa deu algumas dicas para os guitarristas.

1 - Aprenda a afinar sua guitarra

"Eu sei que isto parece meio acadêmico, mas há algumas manhas pra afinar sua guitarra corretamente. Quando afinar sua guitarra, toque alguns acordes que você saiba decor como eles soam corretamente. Várias vezes o afinador pode indicar que a afinação está correta, mas para meu ouvido alguns acordes podem soar meio desafinados."

"Você deve saber como afinar sua guitarra primeiramente, mas também, você deve saber como complementar sua técnica para que os acordes, notas e sua entonação pessoal estejam todos em perfeita afinação com a guitarra. Quando você começa a tocar acordes, você precisa considerar algumas coisas como a força que você pressiona as cordas e como seus dedos são colocados entre os trastes. É uma questão de sistematicamente passar por suas técnicas, gravar-se e depois escutar."

"Quando você fizer esta lição de casa, você começa a perceber o quão valiosa ela é. Talvez você tenha tido experiências onde você está tocando ao vivo ou ensaiando e você está pensando 'Quem está desafinado?'. E a resposta pode ser: você mesmo está desafinado. Isto é muito importante gravando em estúdio, onde o ambiente é implacável. Você vai estar re-gravando várias e várias vezes se você não estiver afinado. Isto é uma chatice."

2 - Experimente plugar diretamente no amplificador

"Eu sei que vivemos em uma era em que muitas pessoas se tornam 'especialistas' em utilizar e conhecer diferentes efeitos. E pode ser divertido acessar a internet e ler todos os reviews de equipamentos ou ir no Youtube e conferir os últimos pedais e plugins digitais. Eu entendo. Mas de vez em quando, experimente plugar a guitarra diretamente no amplificador e ver o que acontece. Pode ser uma experiência libertadora."

"Quando você faz isto, quando você remove todas as barreiras entre sua guitarra e o amplificador, você é forçado a fazer algo acontecer. Procure os sons que estão na Les Paul ou na Telecaster ou qualquer outra que você estiver tocando. Depois que fizer isto, aí então você pode complementar seu som com pedais. Muitas vezes os caras começam com 50 pedais ou plugins ou sei lá, e eles nunca descobrem realmente o som que suas mãos, uma guitarra e um amplificador podem fazer."

"Eu tive o mesmo problema por um bom tempo, e eu pensei que isto atrofiou meu desenvolvimento como guitarrista. Em casa, eu sempre ligo diretamente no amplificador, mas ao vivo eu justificava a coisa de tocar ao vivo e falava 'eu preciso de um tremolo, um flanger, etc., etc...' Um dia, finalmente eu falei apenas 'Eu não preciso nada disso, o som está bom.' Eu pluguei direto num amplificador com apenas um pedal de Wah wah e falei 'Ta bem mais legal assim.' É uma experiência libertadora ver como é o som que você tira com seu volume, seu tone e sua técnica."

3 - Estude estilos que você não costuma tocar

"Se você toca blues, trabalhe no country. Se você toca jazz, trabalhe no blues. E então, se você toca heavy metal, trabalhe no jazz e no country".

"Por fim, o que você não quer ser é um guitarrista unidimensional. Existem vários caras que conseguem tocar suas músicas sozinhos, mas se você convida-os pra tocar algo diferente, eles não sabem por onde começar. Eles não tem nenhum outro tipo de vocabulário musical."

"Talvez é suficiente para alguns guitarristas, mas para a maioria, eles estão perdendo por limitarem-se a um estilo. Pense nisto também: Se você conferir outros gêneros e estilos, quando você voltar ao seu estilo principal, você estará equipado com uma grande variedades de sons e riffs e sensibilidades musicais que você não teria se você apenas falar 'Eu vou tocar apenas guitarra rock, e é tudo o que eu vou fazer'."

4 - Diminua o ganho

"Se você toca com a distorção no 5, experimente no 4. Eu descobri que as pessoas gostam de ver você 'se batendo' um pouco. Se você está muito confortável no palco, é provável que você não esteja suando o suficiente pela música".

"Se você deixa o ganho alto o tempo todo, você vai soar como um aspirador de pó. Meu técnico, Mike Hickey, começou a trabalhar para nós alguns anos atrás, e me disse recentemente, 'Joe, a quantia de ganho que você usa agora é mais ou menos 1/3 do que era quando eu comecei a trabalhar com você. Quase não há sustain.' É verdade - Eu provavelmente consigo mais sustain com meus violões do que com minhas guitarras."

5 - Leve equipamentos adequados para o tipo de música que você vai tocar

"Se você tiver sorte o suficiente de ser chamado para tocar em um show de um estilo de música diferente do que você está acostumado, leve apenas os equipamentos necessários para este tipo de música, não o que é apropriado para o seu ego."

"Isto remonta algo que Danny Gatton me falou há muito tempo atrás: 'Se alguém te chama pra tocar jazz, não leve seus equipamentos de rock.' Em outras palavras, não force sua vontade na música dos outros. É egoísta, e não só isto, você vai soar 'fora do lugar'."

"Se alguém me chamar pra tocar com BB King, eu devo aparecer lá com dois Jubilees, dois Van Weeldens e dois Dumbles (amplificadores de alta potência) e dizer 'Beleza, onde eu plugo eles?' Ou então eu devo aparecer com uma 335 (Gibson ES-335) e um Twin (Fender Twin Reverb, amplificador clássico de média potência), os quais realmente vão me servir pra tocar blues? Por várias vezes você verá algum cara levar o equipamento errado para tocar. Podem cer certo para ele, mas não para o show que ele foi chamado."

"Isto serve para qualquer um, seja você um aquarista (toca por hobby) ou um aspirante a deus da guitarra: Certifique-se de que você está servindo à música com o que você levar - seus equipamentos, seu estado de consciência, etc. Se você soar fora do lugar, você não estará fazendo nenhum bem a ninguém."

-

Traduzido e adaptado por: GustavoHPK

Original: http://jbonamassa.com/features/2015/bonamassa-music-radar-top-5-tips-for-guitarist/

 POSTS recentes: 
bottom of page