top of page

Dicas: Postagens, Youtube

A influência de eu ter vontade de gravar meus vídeos começou quando eu vi os vídeos dessas duas feras, por volta de 2007/2008 que me impressionaram bastante, O famoso vídeo titulado de "guitar" na qual interpreta a famosíssima música "canon rock", Achei curioso que foi desse vídeo que eu tirei a ideia de não mostrar o rosto e utilizar um boné.

KillrBuckeye foi o meu "mentor", eu realmente fiquei impressionado ao ver a execução do rapaz nas 6 cordas, sem falar na qualidade dele de áudio na época que era surpreendente e que eu sempre almejei em ter. Eu lembro que eu tinha uma conexão de internet ruim na época, tinha que abrir um monte de vídeo dele, deixar carregando, pra ficar ouvindo depois e ficar dando repeat, de tão foda que era. Infelizmente o canal não dele não tem atualizações um tempão... O que é uma pena.

Foi a partir daí que quis começar a gravar os vídeos pro youtube na época, tinha uma guitarra, um boné, uma câmera que na época era boa e que filma com uma resolução de 480p que era "luxo", não trabalhava porque não tinha idade, então corda era "uma vez na vida e outra na morte". Nesse tempo também o Youtube era diferente, não podia ter vídeo acima de 10 minutos, o layout do site era bacana, bem melhor do que tá hoje. Não tinha tantos problemas com direitos autorais e a forma como você personalizava seu canal era muito foda.

Naquela época, você começava empolgado, gravava vídeo de qualquer jeito e com uma péssima qualidade de áudio, o que era primordial pra você ter uma boa avaliação. Infelizmente as formas de divulgação pra mim não era nada além de sua lista de amigos no Orkut. As comunidades nem existiam do assunto, que no caso seriam "vídeos de guitarra" e a própria comunidade das bandas que você fazia os covers era meio "arisca" a esse tipo de coisa, queriam compartilhar acontecimentos, discutir cd's e esse tipo de coisa.

Quando você terminava de gravar esses vídeos, nem precisava editar o vídeo, só colocava a faixa da guitarra e a música sincronizados no vídeo e já era, upava no youtube, postar no perfil do orkut e s̶e̶ ̶s̶u̶i̶c̶i̶d̶a̶r̶ ̶d̶e̶ ̶d̶e̶s̶g̶o̶s̶t̶o̶ esperar as pessoas, que eram poucas, pra dizerem o que achavam do vídeo.

Eu, particularmente tomava pouquíssimos elogios, era geralmente amigos muito próximos e só, apenas. O resto era gente falando que as coisas estava erradas, que o vídeo tava ruim, que o solo "x" tava errado e eu nem ligava, achava que tava abalando e foda-se, continuei gravando. As críticas eram muitas e começaram a me incomodar quando eu via um monte de dislike nos vídeos e poucas visualizações, em torno de 30~70 visualizações por vídeo. Foi aí que eu comecei a pensar no que estava errado e comecei a procurar melhorar isso.

Na época eu tava no meu primeiro emprego, tinha comprado captação boa pra guitarra, que no caso era a minha primeira guitarra, uma memphis mg 32 stratocaster escalopado ela, colocado tarrachas com travas, um roller nut (infelizmente bem vagabundo), blindado com fita de cobre, afinado o braço e ter condições pra comprar bons jogos de cordas.

Melhorou? Melhorou! Claro, isso sem dúvida. Mas o fato de você ter uma câmera que filmava em 1080P na época, que eram pouquíssimas pessoas que tinham, não te ajudava como você queria. Você precisava do primordial, QUALIDADE DE ÁUDIO! Na época eu alternava entre o Amplitube 2.x e o Guitar Rig 4 que eram os "Top's" que dava uma qualidade interessante de áudio, mas o Youtube começava a ficar saturado de gente gravando vídeos de cover e um pouco de música própria, começava a se ver um mercado naquele tipo de coisa e você já tava nele antes de explodir a fama e não sabia aproveitar isso ao seu favor.

Tive que parar, por 3 vezes, quis acabar com o canal e tudo mais, já tinha participado de 2 bandas, escrito e composto músicas, feito dois shows, por sinais bem "humildes" e saído dessas bandas logo após um tempo. Banda é algo complicado, tem que estar todo mundo junto e focado pra funcionar, do contrário, é perca de tempo e um dia, com a mais absoluta certeza, acaba e você vê depois que perdeu tempo. Mas se eu acabasse, eu ficar só tocando guitarra no quarto e ia ficar por isso mesmo? Foi aí que eu tive a idéia de voltar.

Era foda competir com um cara que dos U.S.A. que tinha cabeçote do Mesa Boogie, caixa 4x12 da Marshall uma câmera DSLR top (Canon da série T, as Nikon fodas da série D e as Lumix). Foi daí que eu comecei a ler tutorias de timbres, comprar programas, váaaaaarios programas, curso de mixagem e masterização e aplicar isso nas minhas guitarras. Foi um dinheiro bem investido, um grande salto que eu dei em relação ao que eu achava que sabia, quando na verdade eu não sabia porra nenhuma.

É o tipo de informação que você vê as pessoas comentando no seu vídeo "Como você gravou?" "Como você faz pra tirar esse timbre todo da guitarra" "Seu timbre ficou foda! Usou pedais/pedaleiras? Quem amp você usa". Daí você se lembra de como era perguntar isso nos canais das pessoas que tinha vídeo ultra lindos de ver e ouvir, com qualidade invejáveis e top e ser totalmente ignorado nos comentários, te deixando curioso.

Você sente bem e "valorizado" pelo timbre que consegue após a sua "pesquisa" e investimento colocado nesse assunto. Eu falo pra vocês, é muito foda você olhar um vídeo de um cara com um amp top, caixa top e bem gravado e se igualar a ele em termos de áudio e vídeo e até mesmo ser melhor, que a maioria. Sem falar que você usa programas, os caras precisam da "coisa real" ali no quarto pra ter um timbre bom.

Existe bastante informação na internet sobre o assunto, e eu particularmente não respondo diretamente o que eu uso porque Conhecimento é dinheiro e pode ser mantido, uma vez que você deixa a pessoa curiosa, pelo menos ela vai buscar informação sobre isso em fóruns e no Google.

2015, volta e meia você vê pessoas boas, com ótima capacidade e técnica gravando com qualidade ruim, áudio pior ainda ou mais ou menos que não valorize o próprio guitarrista que ali está, meio que "dá pena" de um lado mas, hoje, meio que virou uma "moda" gravar vídeo porque quer impressionar alguém, quer saber o que as pessoas acham da sua forma de tocar ou querem ser iguais a aquelas pessoas que já gravam vídeos desse tipo, o que é legal e tal, mas se você olhar o fato da qualidade de áudio e vídeo do que é gravado ou até mesmo a execução da música que ali é gravada, dá uma desânimo de ver, eu particularmente vejo e não avalio o vídeo, só avalio mesmo se for bem gravado. Podem me jogar pedra, mas, é assim que eu penso.

Você já se via naquela situação, procurou informação, fez investimentos e reverteu o jogo e hoje os seus vídeos em si possui uma qualidade boa e que muitos almejam.

Na época do orkut, você não tinha tanta forma de divulgar como tem no Facebook. A migração que teve de uma rede social pra outra foi boa de certa forma pra esse lance de gravar vídeos e divulgar-los na internet. Hoje você tem blogs, grupos no Facebook, páginas, uma lista de "amigos" maior no Facebook que te permite um alcance maior nas visualizações. Hoje o Youtube se saturou de vídeos de guitarras cover's, músicas autorais, (O que é bom) e vídeo aulas de guitarras, o que é bom também, mas em certa forma é ruim porque você não pode tirar uma dúvida, por exemplo de

O que uso é muito simples, comparado ao pessoal da gringa lá da terra do Tio Sam, Terra do Kanguru, pessoal da Europa e a galera do Japão. Vou começar pelo vídeo, seguidamente da guitarra, acessório e por fim os programas.

Câmeras eu uso duas! São elas: Canon T3i com a lente original que vem ela. Samsung Q10 full HD. Ultimamente eu tenho usado mais a Canon porque é bem melhor, mas a samsung eu pretendo fazer umas filmagens em 60fps já que agora o youtube disponibilizou recentemente.

Uso também um par de kit de iluminação, da que tá na foto, que me ajudam bastante pra ter uma claridade bacana nos vídeos, e não ficar escuros. Foi meio caro, mas compensa, até porque eu gosto bastante de gravar meus vídeos e gosto de ter a maior qualidade possível, tanto em áudio e vídeo. Com eles eu gravo desde 6 horas da noite até 6 horas da manhã, sem problema nenhum com claridade do ambiente e coisas do tipo.

Guitarras, já é algo mais tranquilo de compreender. Uma Cort X2, tarrachas com travas, molas Gotoh Power Springs, Captadores Super Hot (Super Distorion Réplica da Dimarzio) e o custom 89 (Réplica do DP153, Também da Dimarzio) ambos da Malagoli Captadores. Cabos eu uso um Sparflex Nitro 75, muito bom! Placa de áudio eu uso uma fast track usb II da M-audio, que eu gosto bastante. Falam muito da Focusrite 2i2 mas, eu acho perda de dinheiro, comparado a fast track, pra que você vai ter uma placa que grava em 96hz sendo que 48hz vai ficar depois de você renderizar o vídeo? Sem falar que os prés da focusrite são praticamente iguais aos da m audio em termos de qualidade aúdio. Então, tanto faz, ambas são boas! Mas não tem essa diferença tooooooda pra justificar diferença de preço.

Tinha comprado vários programas, de simulação de amp, testei outros e acabei gostando e usando esses pra gravar meus vídeos:

•Bias Desktop - Muito bom, comprei ele por 100 dólares na época que o dólar tava baixo. •Guitar Rig 5 - Legal em algumas coisas, uso poucas vezes • Amplitube 3 - Gosto bastante dos amplificadores Clean dele, e é bem legal de mexer. • Reaper 4 - A DAW que eu mais gostei de usar, já tentei usar o CUBASE mas detestei aquilo, não funcionou pra mim e achei bem zoado. Queria experimentar o Logic X pra ver como é, mas isso em um futuro distante. • Delays, reverb e distorções - todas elas de programas do Reaper, são ótimos, com eles não vejo necessidade nenhuma de comprar pedais ou pedaleiras. Os Plugins fazem um ótimo trabalho a nível profissional!

Não uso Amplificadores ou algo do tipo, tudo é processado na placa juntamente com os meus programas. Eu uso muito mais tipos de programas de simulador de amplificadores, efeitos e coisas do tipo pra deixar o som como ele é, mas não vou falar, espero que vocês corram atrás dessa informação pra descobrir o que seja ou tentar saber.

É isso galera, boa pesquisa e vou deixar o link do meu canal nos comentários caso vocês se interessem pelo o que eu quis falar, ver como o canal teve seus primeiros vídeos e tudo mais.

 POSTS recentes: 
bottom of page