top of page

Qualidade X Quantidade


É comum nos perguntarmos qual deve ser a frequência da nossa prática na guitarra. Porém nem sempre sabemos como ou o que praticar. Muitas vezes pegamos a guitarra e saímos tocando o que vier na mente.

Mas, mesmo havendo controvérsias, acredito que a qualidade vale mais do que a quantidade.

Fazendo uma breve analogia, imagine um motorista iniciante que dirige cerca de 8 horas por semana em sua cidade. Em alguns meses, ele já terá prática suficiente para dirigir tranquilamente sem os "medos iniciais". E em poucos anos, já pode ser considerado um motorista experiente.

Porém, mesmo que passe vários anos ou décadas dirigindo, esse motorista não terá habilidade suficiente para dirigir em uma corrida, pois nunca dirigiu numa nem treinou pra isso.

Na guitarra, você pode passar milhares de horas tocando. Você adquirirá habilidade e experiência assim como o motorista, porém se você treinar sempre a mesma coisa, ou não saber o que treinar, e não buscar superação, você não conseguirá executar técnicas avançadas, da mesma forma que o motorista não conseguirá ir bem numa corrida.

Ou seja, vale mais a pena você praticar da forma correta, tendo em mente o que você quer praticar, do que apenas tocar aleatoriamente durante várias horas. E isso se torna mais importante ainda se seu tempo pra tocar é curto.

É claro que não adianta pegar a guitarra de vez em quando. Se você não tem tempo pra tocar, sua habilidade não virá com o vento.

Para a música não basta disciplina, é necessária motivação, como já escrevi em outras postagens. Mesmo assim, já é um bom começo.

 POSTS recentes: 
bottom of page